História

Em meados de 2014, o ciclismo Erechinense efetivou um passo expressivo em busca do crescimento do uso da bicicleta e, desse modo, essa atividade no Alto Uruguai Gaúcho começou pouco a pouco a ampliar espaço em âmbito nacional.

Com o aumento contínuo de praticantes assíduos, um grupo de amigos entusiastas desportistas do ciclismo, idealizaram organizar um evento de cicloturismo denominado “RallyBike.” O evento consistiu em uma prova amadora de Mountain Bike, com referência específica ao cicloturismo. Ao final dessa primeira competição, os fundadores desafiaram-se a idealizar algo maior: A “Associação Ciclística Pé No Pedal, Erechim/RS”. Justamente por que o evento superou as expectativas dos participantes e organizadores, surgiu a possibilidade de criar uma associação com o intuito de difundir o Ciclismo e conquistar novos os adeptos ao esporte.

Ainda em 2014, Associação Ciclística Pé No Pedal, constituiu pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Estabeleceu parâmetros e critérios técnicos para sua atuação. Entre eles, cabe citar:

  • estabelecer um perfil de organização e atuação apolítica e apartidária, com o objetivo de divulgar o uso da bicicleta e da ciclo mobilidade;

  • defender e representar os direitos dos ciclistas, judicial e extrajudicialmente;

  • promover a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, mediante ações concretas, com vistas à promoção da cultura das bicicletas;

  • atuar perante organizações governamentais, legislativas, judiciárias, empresariais e da sociedade civil, apresentando e defendendo projetos técnicos, propondo ações judiciais, propondo leis e atos normativos, participando de reuniões, conselhos e comissões dos poderes públicos em todas suas esferas, ao defender o ciclismo;

  • desenvolver parcerias e convênios, bem como projetos e urbanismo que contemplem a ciclomobilidade,

  • promover, incentivar e divulgar estudos e pesquisas de qualquer natureza, sobre ciclomobilidade, mobilidade urbana, engenharia de trânsito, sociologia do transporte, assim como todo e qualquer tema concernente a ciclomobilidade.

A consolidação da “Associação Ciclística Pé No Pedal, Erechim/RS” consolidou-se por completo com a realização do “2º RallyBike”. Esse segundo evento também contemplou o objetivo de comemorar o aniversário da cidade de Erechim/RS. Por isso, hoje, acompanha os 102 anos de Erechim/RS com um trajeto de cicloturismo em 102 km são percorridos por toda Região do Alto Uruguai. Somando a essas atividades, sem parar de inovar, a Associação Ciclística Pé No Pedal oferece lazer e esporte ao idealizar e incentivar o pedal mirim, conhecido como “RallyBikeKids”, com intuito de criar o hábito saudável entre as crianças e adolescentes em meio à natureza.

Por fim, a Associação Ciclística Pé No Pedal apoia o ciclismo de competição, já que ao mesmo tempo que participado Circuito Planalto Médio De Ciclismo, também realiza aqui na região uma das etapas desse Campeonato disputado de Mountain Bike.

 

Venha pedalar conosco!

Todos os direitos reservados para a Associação Ciclística Pé no Pedal. Proibida cópia ou reprodução parcial sem prévia autorização. AZ Publicidade